O Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas é uma iniciativa que nasceu em 2006 com o nome de Núcleo Permanente de Proteção do Conhecimento (NPPC). Desde então, sua trajetória é marcada por uma constante evolução e compromisso com o fomento da pesquisa, ciência e inovação, com o objetivo de estimular a transferência tecnológica e a proteção da propriedade intelectual.
Em 2011, o NPPC foi reestruturado e ganhou sua denominação atual: Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas (NIT PUC MINAS), como órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação – PROPPg. Em 2013, por meio da Portaria conjunta 01/2013, foi instituída a Política Institucional de Proteção da Propriedade Industrial e Intelectual no âmbito da Sociedade Mineira de Cultura – SMC – e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
Integrado à PROPPg, o NIT PUC Minas está sob a coordenação do Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, atual Pró-Reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação e do assessor e Coordenador do NIT, Prof. Dr. Humberto Torres Marques Neto.
Seguindo as diretrizes da Lei de Inovação (Lei 10.973/2004) e do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº º 13. 243/ 2016), o NIT PUC Minas busca impulsionar atividades inovadoras em áreas como pesquisa, ciência, tecnologia e empreendedorismo, orientando e auxiliando na melhor forma de registrar e proteger essas invenções, além de promover, em caráter contínuo e permanente, a sensibilização social para a relevância da proteção da propriedade intelectual das pesquisas desenvolvidas na PUC Minas.
Assim, cabe ao NIT PUC Minas atuar não apenas na proteção dos produtos finais das pesquisas, mas, também garantir o bom desenvolvimento da pesquisa em sua gênese. Ou seja, o NIT PUC Minas já atua no momento em que o acadêmico inicia sua pesquisa científica, de forma a possibilitar um ambiente seguro e propício à experimentação e à criatividade, bem como a construção de redes que impulsionem a expansão do projeto e transferência desse conhecimento para a sociedade.
Outra vertente importante é a busca pela colaboração entre empresas, Universidades e Iniciativas Governamentais. Assim, além do intercâmbio de ideias e recursos, há também a busca pela internacionalização das pesquisas e dos produtos, o que tem o potencial de alavancar autores, suas obras e parcerias.
O NIT PUC Minas tem apresentado resultados expressivos ao longo de sua trajetória. Já foram realizados dezenas de depósitos de pedidos de registro de patentes, dos quais grande parte foi concedida, como patentes, registros de software, registros de marcas, entre outros.
Para saber mais, explore o nosso site!